É notório que diferentes tecnologias já fazem parte da vida das crianças e diferentes contextos na vida dos pequenos: entretenimento, acesso à informação, estudos, elaboração de trabalhos escolares, comunicação através de redes sociais e tantas outras que surgem rapidamente. Além dessa realidade observável, pesquisas na área das neurociências têm revelado que as tecnologias digitais estão contribuindo para a aquisição de novas formas de operar o conhecimento, possibilitando a criação de novos modelos mentais de aprendizagem. A escola, portanto, vivencia um momento em que precisa repensar seu modelo de ensino, promovendo a aproximação entre os métodos e conteúdos à realidade significativa dos estudantes.

Pensando nisso, o Instituto Auxiliadora, enquanto escola da Rede Salesiana Brasil, está desenvolvendo o projeto “Crescer em Rede” que tem como um dos objetivos incentivar práticas colaborativas de uso de tecnologias. Diante disso, as turmas dos 2ºs anos do Ensino Fundamental I, baseadas nesse projeto, desenvolveram uma pesquisa sobre os animais da fauna brasileira ameaçados de extinção - conteúdo abordado nas aulas de Ciências Humanas e da Natureza.

A finalidade da pesquisa foi a construção final de um almanaque digital no qual as crianças tiveram a oportunidade de conhecer sobre diferentes espécies que estão ameaçadas de extinção.

O material final você confere nos links abaixo: 

2º ano - Professora Flaviana

2º ano - Professora Kelly