Notícias

“OS ENIGMAS DE GAUDÍ” - MANDALAS

O material da Edebê de Arte para o 4º ano do Fundamental 1, “Os enigmas de Gaudí”, de Edna Ande e Sueli Lemos, traz a história de um garoto que procura desvendar os mistérios das construções do arquiteto Antoni Gaudí, motivado por uma tarefa escolar.

A professora colocou pistas em locais diferentes na cidade de Barcelona – Espanha, para que as mesmas, sejam desvendadas pelo aluno a partir de enigmas.      

As construções eram todas baseadas em elementos da natureza, sejam enquanto formas ou revestimentos em mosaicos de azulejos, vidros, madeiras e metais. Também foi apresentado no livro a proposta das Mandalas que “significam círculo perfeito”, que procuram representar o equilíbrio do ser (micro) e o universo (macro).                                                                                                   

As construções arquitetônicas de Gaudí estão presentes em toda a Espanha e estão abertas para a visitação do público. Dentre elas destacam-se: A Casa Batló, Parque Güell, A Igreja da Sagrada Família.

Nas aulas de Arte estudos acerca do tema foram feitos com análise de vídeos e imagens enfocando as Mandalas e os Mosaicos. Dessa forma, ao estudarmos o livro, decidimos trabalhar com essa proposta circular, compostas com peças de revestimento de construção aplicadas à placas redondas de MDF. As possibilidades individuais de criação foram inúmeras, e a cada círculo que se formava, era uma etapa a mais que tinham superado. Esse projeto foi muito leve e gostoso de ser trabalhado, pois as turmas adquiriram uma autonomia muito grande ao desenvolvê-lo, além do enriquecimento  teórico com as abordagens interdisciplinares relacionadas à geometria simétrica presentes em toda a obra. 

 

Arte-educadora: Devânia Dias Mendonça

 

“OS ENIGMAS DE GAUDÍ” - MANDALAS (30 Fotos)