Notícias

SEMINÁRIO ON-LINE TRAZ REFLEXÃO SOBRE DIVERSIDADE CULTURAL E RELIGIOSA PARA ALUNOS DA 3ª SÉRIE

Evento contou com a presença de lideranças religiosas da região

Os alunos da 3ª série do Ensino Médio participaram do seminário "Vidas Negras Importam - Uma reflexão sobre a diversidade racial e religiosa na cultura brasileira", ministrado pelo professor de Ensino Religioso, Alisson Reis. O objetivo foi promover uma reflexão a cerca da importância da cultura negra em nosso país. 

O evento contou com participação de grandes líderes religiosos de nossa região: Irmã Efigênia, animadora de pastoral do Instituto Maria Imaculada de Barbacena; Dona Vicentina, moradora do bairro São Geraldo, pertencente ao candomblé e uma das fundadoras do movimento Raízes da Terra; Mãe Celina Batalha, professora aposentada e dirigente de terreiro de candomblé e Seu Isaías, vice-presidente do centro espírita umbandista Pai Benito da Angola.

Durante as apresentações, os convidados falaram sobre as experiências em suas respectivas religiões, do caminho percorrido e de seus papéis em suas comunidades. Os participantes também defenderam a importância do debate sobre este tema no ambiente escolar.

De acordo com Mãe Celina, o racismo estrutural é evidente e deve ser combatido: "Nós temos preconceitos arraigados e que, infelizmente, fazem parte de nossa história”. 

No fim do seminário, os alunos participaram de uma oração em conjunto para agradecer pelo momento enriquecedor.

Contribuição para a matéria: alunos João Vitor Sant'Ana, Luana Longatti e Pedro Zugaiar.