Notícias

CONHEÇA OS MEDALHISTAS DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA

23 alunos do Instituto Auxiliadora conquistaram medalhas na edição de 2021

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é um evento nacional realizado nas escolas brasileiras desde 1998 pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). A OBA tem como objetivos despertar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promovendo os conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa. Em 2021 a prova foi realizada em formato híbrido, devido à pandemia de COVID-19, e bateu o recorde de participantes, com 900 mil inscritos.

A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) faz parte da OBA e é uma olimpíada inteiramente experimental que consiste em construir e lançar foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível.

➡ O foguete nível 4 (Ensino Médio) é construído pelos alunos a partir de duas ou mais garrafas pets de qualquer volume, que fica presa numa base de lançamento também presa no chão, e tem como combustível somente a mistura, em qualquer proporção, de vinagre com concentração de 4% de ácido acético e bicarbonato de sódio (puro ou contido no fermento em pó).

➡ O foguete nível 3 (Ens. Fundamental II) é construído pelos alunos a partir de duas ou mais garrafas pets de qualquer volume, que fica presa numa base de lançamento presa no chão, e tem como combustível somente água e ar comprimido por uma bomba manual de encher pneus de bicicletas.

Confira os medalhistas da 24ª edição:

 

ALUNOS MEDALHISTAS DA OBA (25 Fotos)