Notícias

ALUNOS DO 8º ANO APRESENTAM TRABALHOS SOBRE REVOLUÇÃO FRANCESA USANDO DIFERENTES MEIOS E PLATAFORMAS

A iniciativa da professora em valorizar as habilidades de cada aluno resultou em muitos trabalhos criativos

A professora de história, Maria Helena, propôs aos alunos do 8º ano uma pesquisa em documentos históricos sobre todo o processo que envolveu a Revolução Francesa, estimulando o uso de diferentes fontes para fundamentar o trabalho escrito e o entendimento da matéria. O diferencial ficou por conta da apresentação - os alunos escolheram diferentes meios para apresentar o resultado de suas pesquisas. 

A iniciativa da professora em valorizar as habilidades de cada aluno resultou em muitos trabalhos criativos. O aluno que tinha habilidade com música se juntou a um aluno que tinha habilidade com escrita e criaram uma paródia. O aluno que tinha habilidade com edição de vídeos formou grupo com pessoas que não dominavam a técnica de edição de vídeo, mas que tinham grande habilidade com organização de textos. Os alunos que preferiam a aprendizagem por meio de jogos, criaram jogos no aplicativo Kahoot e apresentaram durante a aula para que todos pudessem jogar. Outros criaram mapas mentais usando o aplicativo MindMeister e vários outros alunos preferiram fazer sua apresentação através de Podcasts.

"A ideia era de que os grupos fossem formados unindo habilidades individuais e que se complementam. Pensando que assim o trabalho fica mais prazeroso por se tratar de respeitar aquilo que o aluno mais domina e gosta de fazer, sem que com isso as pesquisas trouxessem um conteúdo raso, resumido, superficial. O que tivemos como resultado foi exatamente o contrário: discussões profundas, embasadas em fontes diversas e os alunos apresentando o resultado de sua pesquisa com muita propriedade" - afirmou a professora.

Você pode conferir todos os trabalhos clicando aqui.