Notícias

PROJETO "ÉTICA E CIDADANIA: ESSA É A SOLUÇÃO" INCENTIVA ALUNOS AO VOTO CONSCIENTE

A finalidade é estudar sobre as eleições e sobre o papel dos políticos, analisando os planos de governo dos candidatos
Os professores Carlos Magno da Silva, Jaqueline Resende, Maria Helena de Carvalho, Marco Antônio Sandim, Mauro Coelho e a coordenadora Viviane Pereira se reuniram para criar o projeto interdisciplinar "Ética e Cidadania: essa é a solução", que tem como objetivo incentivar os alunos a participarem da política de forma ativa e consciente. 
 
No início do projeto os alunos do Ensino Médio estudaram sobre o papel de vereadores e prefeitos e analisaram os planos de governo dos candidatos. Para que entendessem o processo eleitoral de forma mais prática, foi proposto que os alunos criassem chapas e se candidatassem em uma eleição simulada com um representante para o cargo de prefeito e vice-prefeito e 5 vereadores. 
 
Os “alunos-candidatos” deveriam definir a sua plataforma de governo com propostas e soluções consistentes para o que considerassem prioridade em relação à educação, cultura, saúde, meio ambiente, segurança e infraestrutura da cidade de São João del-Rei. 
 
No dia 13 de novembro, os alunos se reunirão em uma roda de conversa no Google Meet para apresentarem suas propostas, debaterem e votarem sob mediação das professoras Jaqueline e Maria Helena.
 
 
Confira as chapas: 
 

• PLSJ (Partido Liberal de SJDR) - 32 

Prefeito: Eduardo Coelho

Vice-prefeito: Camila Zanola

Vereadores: Guilherme Argamin e Mariany Coimbra

 

• VDD (Vanguarda da Democracia) – 83

Prefeito: Luana Longatti

Vice-prefeito: João Sant’Ana

Vereadores: Maria Clara Almeida e Ana Clara Marialva

 

• VAPO (Vanguarda Aliada do Povo) - 44

Prefeito: Zac Saraiva

Vice-prefeito: Bruno Garcia

Vereadores: Gabriel Souza de Oliveira, João Vítor Tarôco, Bruna Costa, Luiz Henrique Santana e Maysa Mendonça