Notícias

ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II PARTICIPAM DE RETIRO ESPIRITUAL

Coordenados pela animadora de Pastoral, Sabrina Oliveira, as turmas trabalharam diversos temas

Entre os dias 26 e 30 de agosto, os alunos do Ensino Fundamental II participaram dos retiros espirituais coordenados pela animadora de Pastoral, Sabrina Oliveira. Foram momentos de partilha, união e salesianidade. 

Os alunos do 6° ano trabalharam o tema “Quem sou eu” com a participação de Frei José Roney. O tema, apesar de complexo, foi muito bem analisado pelos alunos e alunas, que tiveram grande capacidade de reflexão. Durante o retiro os alunos tiveram momentos de ciranda, palestra, alongamento, partilha e um lanche fraterno.

Os alunos do 7° ano trabalharam o tema "Eu e o Outro". O tema exigiu uma reflexão psicológica e social, já que se refere à construção do "eu" dentro de um coletivo. No momento de formação os alunos tiveram uma roda de debates, depois momento de brincadeiras no parque e a celebração do lava-pés, representado pelo "lava-mãos".

Os alunos do 8° ano trabalharam o tema "Quem é Jesus Cristo" com participação do Frei Paulo Afonso. Inicialmente os alunos tiveram uma acolhida do beijo da paz e fizeram uma reflexão sobre o tema por meio da música de composição de Frei Paulo Afonso, que descreve quem é Jesus Cristo. Coletivamente os estudantes fizeram pães, representando a partilha e o próprio Jesus.

Os alunos do 9° ano trabalharam o tema "O reino de Deus". O tema foi abordado na perspectiva teológica, mas também social. Depois dessa análise, os alunos contaram histórias de pessoas concretas que dão testemunhos de superação e que por suas ações são esperanças para superar alguns desafios. Os alunos finalizaram o retiro criando o grito de guerra “O reino também é aqui!”

RETIRO 2019 (118 Fotos)