Notícias

PROJETO DE VIDA: UM CAMINHO DE HUMANIZAÇÃO

Disciplina auxilia os estudantes a planejarem o seu futuro de forma responsável e criativa

O Projeto de Vida é uma disciplina idealizada com a formação integral do aluno (pessoal, social, profissional e espiritual) que tem como principal objetivo auxiliar os estudantes a conhecerem melhor a si mesmos, agirem com autonomia, tomarem decisões assertivas, planejarem de forma responsável e criativa o seu futuro, dando sentido à sua existência. 

De acordo com o professor José Roney Machado, a vida é um convite ao desenvolvimento humano: "A parafrasear Sócrates, 'uma vida que não é refletiva, pensada e planejada, não vale a pena ser vivida'. Portanto, convencidos de igual modo que Dom Bosco de que a vida é um dom, um chamado, e como tal, um convite ao desenvolvimento humano, seguiremos com o nosso trabalho, a fim de descortinarmos 'a novidade' que, dia após dia, a existência nos propõe. Contudo, tenhamos sempre como ponto de partida o chão da realidade, como Dom Bosco, como Jesus, como tantos outros homens e mulheres que fizeram a diferença no mundo."

O professor propôs ao alunos da 1ª e 2ª série a criarem um esboço de Projeto de Vida e os resultados foram incríveis. Com a autorização das alunas, publicamos aqui alguns dos trabalhos em destaque: