Pastoral

Desde as origens, o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) caracterizou-se pelo forte empenho em comunicar o Evangelho às novas gerações, e em tal missão tem envolvido as comunidades educativas com as quais compartilha o projeto educativo.

A pastoral juvenil do Instituto das FMA é a realização concreta da missão educativa. É o nosso modo típico de manifestar a atenção da Igreja para com as novas gerações, situadas num espaço e num tempo. Ela tem em mira o crescimento integral da pessoa e educa para o empenho por uma cidadania ativa. É uma práxis que correlaciona ação educativa e ação evangelizadora porque coloca Cristo como referência fundamental para a construção da personalidade e para o discernimento dos valores humanos e culturais da sociedade.

Nesse sentido, a pastoral articula espaços de vivência fraterna que favorecem o exercício de valores éticos, solidários e humanos.

Mais do que um setor, a Pastoral é um espírito que permeia todas as ações dentro e fora de sala de aula, um fio condutor que alinha tudo aquilo que é realizado na escola à luz dos ensinamentos de Dom Bosco e Maria Domingas Mazzarello, santos inspirados do carisma salesiano que educaram por meio da razão, religião e principalmente do afeto.

PRINCIPAIS ATIVIDADES DA PASTORAL

- Grupo JMM (Juventude Madre Mazzarello)

- Lançamento e vivência da CF

- Acolhidas

- Assistência

- Páscoa Juvenil

- VIDES (voluntariado dos jovens salesianos)

- Despertar salesiano

- Retiros do Fundamental I ao Ensino Médio

- Festa de Maria

 

FESTAS SOLENES DOS NOSSOS SANTOS

31/01 - Dom Bosco

13/05 - Maria Domingas Mazzarello

22/05 - Festa de Nossa Senhora Auxiliadora

 

CALENDÁRIO RELIGIOSO

- Campanha da Fraternidade

- Quaresma

- Páscoa

- Corpus Christi

- Vocações

- Bíblia

- Advento

- Natal

Confira o curta-metragem produzido com os alunos da AJS para a Festa da Gratidão 2019: